- Esta campanha nasceu maneira informalmente, com o objetivo de conscientizar e foi lançada no Twitter com a ideia de incentivar os internautas a doarem livros neste Natal. Foi tão bem recebida que se tornou um projeto consistente e objetivo, iniciando coletas de livros em todo o país. Vários postos de coleta foram disponibilizados e os livros surgiram surpreendentemente e em grande quantidade. Esta campanha tem sido incentivada por vários artistas ou pessoas que trabalham na mídia como: Maria Rita, Serginho Groisman, Paulo Coelho, Willian Bonner, dentre outros. O objetivo central é "realizar a coleta do maior número possível de livros de literatura (livros didáticos estão fora da campanha) para distribuir entre comunidades carentes, bibliotecas públicas e bibliotecas de escolas". E-mail para contato com os organizadores: contato@doeumlivro.com.br.
- Fonte: http://doeumlivrononatal.blogspot.com/
Portuglês é uma palavra usada para palavras traduzidas do português para o inglês, quando se utiliza apenas de tradução e não da palavra correta para a mesma
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Campanha Doe um livro
#JaLeuHj?
Brasileiro lê apenas um livro por ano
Levantamentos de Institutos de pesquisa confirmam que o brasileiro lê pouco: 77 milhões de não leitores (dos quais 21 milhões são analfabetos). Os leitores (somam 95 milhões), lêem 1,3 livro por ano em média. Incluindo obras didáticas e pedagógicas (específicas de educadores), o número sobe para 4,7 . "Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 2007".Nos EUA a população lê, em média 11 por ano. Já os franceses lêem sete, enquanto na Colômbia, a média é de 2,4 livros por ano. Os dados são da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que integram o Instituto Pró-Livro (2005).
"Detalhes dos hábitos do brasileiro relacionados ao livro, revelados na pesquisa, atestam esta afirmação. O levantamento considera como não leitores aqueles que declararam não ter lido nenhum livro nos últimos três meses, ainda que tenha lido ocasionalmente ou em outros meses do ano. Entre os leitores, 41% disseram que gostam muito de ler no tempo livre, enquanto 13% admitiram que não gostam. Também entre os 95 milhões de leitores brasileiros, 75% disseram que sentem prazer ao ler um livro, mas 22% sustentaram que lêem apenas por obrigação".
Fabiano dos Santos diz para fazer do Brasil um país de leitores tem que se ampliar o acesso ao livro e investir na formação de leitores. Pesquisas sugerem o hábito da leitura vem dos pais, mas "63% dos não leitores informaram nunca terem visto os pais lendo".
O "hábito de ler é consolidado na escola e quanto maior o nível de escolaridade, maior o tempo dedicado à leitura. Entre os entrevistados com ensino superior, há apenas 2% de não leitores e 20% disseram que dedicam entre quatro e dez horas por semana aos livros".
Fonte: http://www.bookess.com/blog/15-07-2010/brasileiro-le-apenas-um-livro-por-ano.html
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)